Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes e Respostas (FAQ´s)

 

1. O que é Rede Alumni Escola de Minas?

A Rede Alumni Escola de Minas é uma Rede acadêmica que congrega egressos de todos os cursos da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto nos níveis de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de docentes e discentes dessa instituição.

 

2. Qual a relação entre a Rede Alumni Escola de Minas e a Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas?

A Rede Alumni Escola de Minas está estruturada como uma seção da Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas (A3EM), dispondo de equipe de direção executiva própria. As ações da RAEM serão desenvolvidas de forma cooperativa e complementar com as da A3EM.

 

3. O que é Alumni?

Alumnus, plural Alumni, é um termo latino utilizado para designar um aluno graduado ou antigo aluno de uma universidade. O feminino de Alumnus é Alumna, plural Alumnae.

 

4. O que a Rede Alumni Escola de Minas traz de novo?

A Rede Alumni Escola de Minas visa alçar a tradicional rede de relacionamento entre alumni e alunos a um novo patamar, trazendo planos e estratégias de desenvolvimento institucional para o centro da pauta de discussões envolvendo todos os elos da rede. Neste sentido, será possível ordenar, otimizar e centralizar a captação de recursos externos, contando com a colaboração de alumni que ocupem cargos de destaque em empresas públicas e privadas. Contando também com a participação de alumni de carreira notável, na condição de mentores, será possível agregar valor à formação discente, de acordo com as mais modernas tendências e demandas do mercado de trabalho.

 

5. Como devo proceder para ser membro da Rede Alumni Escola de Minas?

Os interessados deverão possuir perfil na rede LinkedIn e, por meio dela, solicitar a participação na Rede Alumni. A solicitação passará pelo crivo da direção executiva da rede, que ficará a cargo de analisar se o pleiteante de fato atende aos requisitos para se tornar um membro aspirante ou permanente.

 

6. Quem pode ser membro da Rede Alumni Escola de Minas?

Todos os egressos de todos os cursos da Escola de Minas nos níveis de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, docentes e discentes da Escola de Minas.

 

7. Qual é a missão da Rede Alumni Escola de Minas?

Constitui a missão da Rede Alumni Escola de Minas:

- Promover o intercâmbio e o congraçamento entre os seus egressos com o objetivo de alcançar, manter e aprimorar o ambiente de formação humana, acadêmica e intelectual, para a produção e transmissão do conhecimento, da ciência e da tecnologia, bem como para a promoção da evolução tecnológica da engenharia e da arquitetura e urbanismo;

- Estreitar o relacionamento entre o Alumni e a academia, para produzir benefícios mútuos e contribuir para a excelência da Escola de Minas, consolidando-se como uma referência e um meio para a promoção da interação e desenvolvimento sociocultural e profissional dos membros da RAEM;

- Contribuir para a excelência do desempenho e contínua atualização profissional dos corpos docente e discente da Escola de Minas, bem como dos egressos de seus cursos de graduação e pós-graduação;

- Estruturar e operacionalizar, no âmbito da Rede Alumni Escola de Minas, o Programa Mentoria da Escola de Minas.

 

8. Quais são os objetivos da Rede Alumni Escola de Minas?

Os principais objetivos da Rede Alumni Escola de Minas são:

- Mapear a comunidade de egressos dos cursos de graduação e programas de pós-graduação em engenharia e arquitetura e urbanismo da Escola de Minas e identificar como eles se inserem no mercado de trabalho;

- Criar entre a comunidade dos egressos da Escola de Minas e os corpos docente e discente da unidade um fórum de intercâmbio e congraçamento para a discussão dos seguintes temas, dentre outros:

  1. A formação acadêmica na Escola de Minas, frente às demandas do mercado de trabalho e da sociedade em geral;
  2. A inserção dos egressos dos cursos de graduação e programas de pós-graduação da Escola de Minas no mercado de trabalho seja em empresa ou em instituições de ensino e pesquisa;
  3. As tendências do mercado de trabalho do futuro para os egressos dos cursos de graduação e programas de pós-graduação da Escola de Minas, frente à inovação e evolução tecnológicas;
  4. A evolução das aptidões técnicas que serão exigidas dos egressos dos cursos de graduação e programas de pós-graduação da Escola de Minas, frente aos novos horizontes que se projetam para as engenharias e a arquitetura e urbanismo do futuro.

- Fomentar o espírito empreendedor entre os egressos da EM;

- Fomentar a integração social e o networking profissional entre os membros da RAEM;

- Contribuir para a formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento do perfil profissional e dos valores de seus associados;

- Contribuir para o reconhecimento, consolidação e engrandecimento da Escola de Minas no cenário nacional e internacional;

- Apoiar e divulgar as colaborações da Escola de Minas e de seus egressos para o desenvolvimento do Brasil;

- Criar, progressivamente, e manter continuamente atualizado o cadastro de professores, alunos e egressos dos cursos de graduação e programas de pós-graduação da Escola de Minas;

- Criar e manter grupo de colaboradores com competência técnica para promover a manutenção e atualização contínua do site da RAEM, na mídia eletrônica;

- Eleger o sistema de mídia eletrônica para o estabelecimento da Rede;

- Promover estudos, a geração de dados e a sua interpretação estatística, a partir do banco de dados da Rede Alumni Escola de Minas, e divulgá-los entre todos os atores;

- Fomentar, patrocinar e/ou promover eventos técnicos que auxiliem a RAEM a atingir os objetivos estabelecidos e cumprir a missão que lhe é outorgada;

9. Como Rede Alumni Escola de Minas se relaciona com os seus membros?

O relacionamento da Rede Alumni Escola de Minas com seus membros se dá através da rede profissional LinkedIn pela University Page “Escola de Minas” ou pela University Page “Universidade Federal de Ouro Preto” ou pelo Grupo “Rede Alumni Escola de Minas” ou pelo site da Rede Alumni Escola de Minas (http://em2.ufop.br/RAEM/).

 

10. Como faço para atualizar meu perfil para que os meus dados sejam incluídos na University Page da Escola de Minas?

Para adicionar, editar ou remover manualmente a formação acadêmica:

- Posicione o cursor sobre o link Perfil, na parte superior da página inicial do LinkedIn e clique em Editar perfil.

- Navegue até a seção Formação Acadêmica do perfil.

- Clique na seção que você deseja editar.

- Para adicionar uma nova formação acadêmica, leve o cursor até a seção Formação Acadêmica e selecione + Adicionar formação acadêmica.

- Insira o nome da instituição de ensino e selecione-a na lista que será exibida. Para ser incluído nos dados de ex-alunos ou adicionar recomendações na University Page da instituição, primeiro, selecione-a na lista suspensa.

- Preencha os campos de texto e clique em Salvar.

- Para excluir uma instituição, clique em Excluir esta instituição de ensino, na parte inferior da seção.

  • Clique em Salvar.

Observação: a seção Formação Acadêmica não será exibida se o seu perfil não listar instituições de ensino. Para adicionar uma seção Formação Acadêmica:

- No resumo do seu perfil, na parte superior, clique na seção Formação Acadêmica. Para encontrar essa seção, talvez seja necessário clicar em Visualizar mais.

- Insira as informações da sua Formação Acadêmica.

- Clique em Salvar.

Para adicionar a formação acadêmica utilizando o botão Adicionar ao perfil:

Muitas universidades e instituições de ensino permitem aos alunos adicionar automaticamente a formação acadêmica aos seus perfis com o botão Adicionar ao perfil. Você visualizará os botões Adicionar ao perfil em e-mails, sites ou nas mídias sociais desses parceiros.

Para adicionar a formação acadêmica automaticamente:

- Clique no link do e-mail, no site ou nas mídias sociais para iniciar o processo. Você pode receber uma solicitação para entrar no LinkedIn.

- As informações sobre formação acadêmica serão preenchidas para você. É possível editar tais informações clicando em Editar detalhes da formação acadêmica.

- Clique em Adicionar ao perfil.

Em seguida, sua formação será exibida na seção Formação Acadêmica do perfil. Em caso de perguntas sobre o e-mail de formação acadêmica e seu conteúdo, entre em contato com a organização.

Observação: se você é uma instituição de ensino e deseja fazer parte do programa Adicionar ao perfil, acesse este site para obter mais informações sobre como participar.

 

11. O que é o Programa Mentoria?

É um programa de orientação e tutoria de discentes da Escola de Minas por profissionais renomados e de reconhecida competência profissional, que terá como missão estabelecer entre os discentes da Escola de Minas e os profissionais orientadores/tutores, um vínculo de orientação e tutoria para as carreiras dos futuros egressos. O Programa Mentoria será desenvolvido em duas classes: gestão e técnico-científica.

 

12. Quais são as categorias de membros da Rede Alumni Escola de Minas?

A RAEM congregará quatro categorias, a saber:

  1. Membro Fundador;
  2. Membro Efetivo;
  3. Membro Aspirante;
  4. Membro Honorário.

São Membros Fundadores da RAEM todos os egressos de todos os cursos da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, nos níveis de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, docentes e discentes, que participaram da Assembleia Geral de fundação da Rede Alumni Escola de Minas no dia 07 de outubro de 2015.

São Membros Efetivos da RAEM os docentes que integram o quadro de professores efetivos dos cursos de graduação em engenharia e arquitetura e urbanismo da Escola de Minas; os docentes do quadro efetivo que integram os programas de pós-graduação em engenharia e arquitetura e urbanismo da Escola de Minas; os egressos dos cursos de graduação e/ou dos programas de pós-graduação da Escola de Minas e os docentes que se aposentarem como integrantes do quadro efetivo de professores da Escola de Minas.

São Membros Aspirantes da RAEM os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação instituídos no âmbito da Escola de Minas. Os discentes que se desligarem ou forem desligados dos cursos de graduação ou dos programas de pós-graduação da Escola de Minas, sem concluir o curso ou o programa no qual estiverem matriculados, perderão, automaticamente, a condição de membros aspirantes da Rede Alumni Escola de Minas. Os Membros Aspirantes receberão, no ato de colação de grau ou após a conclusão de defesa dos trabalhos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) ou de pós-doutoramento, o certificado de Membro Efetivo Alumni Escola de Minas.

São Membros Honorários da RAEM toda e qualquer pessoa física que tenha prestado serviços relevantes à Rede Alumni Escola de Minas ou à unidade Escola de Minas, e que tenha tido sua proposta para ingresso como membro da RAEM aprovada em Assembleia Geral da Rede. A indicação de nomes para o quadro de Membros Honorários da RAEM poderá ser feita por qualquer Membro Efetivo, através de proposta fundamentada, submetida à análise da Diretoria Executiva, sendo o título concedido somente sob a aprovação em Assembleia Geral Ordinária, por 2/3 dos membros efetivos presentes.

 

13. Como é a estrutura administrativa da Rede Alumni Escola de Minas?

A Assembleia Geral e a Diretoria Executiva constituem, respectivamente, o órgão deliberativo máximo e executivo da RAEM.

A Assembleia Geral é constituída pelos membros no gozo dos direitos sociais e reúne-se, ordinariamente, uma vez por ano, na semana comemorativa da fundação da Escola de Minas, e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo Diretor-Presidente ou pela maioria dos componentes da Diretoria Executiva ou por, pelo menos, 30 (trinta) dos membros no gozo dos direitos sociais.

A Diretoria Executiva da RAEM é composta pelo Diretor-Presidente, Diretor-Vice-Presidente, Diretor Acadêmico, Diretor de Marketing, Diretor de Relações Públicas e pelo Diretor Financeiro. O mandato dos diretores é de 4 (quatro) anos sendo permitida uma recondução.

 

14. Quais são os direitos e deveres dos membros da Rede Alumni Escola de Minas?

São deveres de todos os membros da RAEM a concorrer sempre, dentro de suas possibilidades, para a plena realização dos objetivos, da missão e das atividades promovidas pela RAEM; a cumprir e zelar pelo cumprimento do presente Regimento, dos regulamentos internos da Rede, das decisões da Diretoria Executiva e das deliberações das Assembleias Gerais; zelar pelo bom nome da RAEM; desempenhar, com dedicação, o cargo para o qual tenha sido eleito ou convidado, bem como as funções que tenha aceitado, isoladamente, ou em comissões, por indicação da Diretoria Executiva.

Todos os membros da RAEM terão direito de usufruir dos benefícios abaixo relacionados, que serão disponibilizados através da RAEM e da EM/UFOP, bem como de outros benefícios que sejam implantados pela Rede, no futuro, seguindo as normas vigentes: acesso às bibliotecas da Escola de Minas; manutenção de um endereço de e-mail institucional registrado na rede UFOP e acesso ao portal da Capes.

Além disso, os membros fundadores e os membros efetivos da RAEM terão direito tomar parte nas Assembleias Gerais e demais eventos patrocinados pela RAEM, propondo, discutindo e votando e ser votados para os cargos eletivos da RAEM;

 

15. Pode-se perder a condição de Membro da Rede Alumni Escola de Minas?

Perde-se a condição de membro da RAEM:

  1. Pela sua renúncia;
  2. Pelo abandono ou desligamento de quaisquer dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Minas;
  3. Pela morte;
  4. Pelo desligamento do quadro de professores, no caso de docentes não egressos da Escola de Minas, exceto por aposentadoria;
  5. Por decisão dos membros da Diretoria Executiva, em votação secreta e por maioria simples dos votos, fundada na violação de qualquer das disposições do Regimento da RAEM.

 

16. Há alguma penalidade ao Membro da Rede Alumni Escola de Minas em caso de infração

A Diretoria Executiva imporá aos infratores dos deveres e obrigações sociais da RAEM uma das seguintes penalidades, de acordo com a natureza e gravidade da infração cometida:

  1. Advertência verbal ou escrita;
  2. Suspensão dos direitos sociais por prazo limitado;
  3. Perda do cargo para o qual tenha sido eleito ou indicado;
  4. Exclusão do quadro social.

As penalidades de perda do cargo e exclusão do quadro social serão aplicadas no caso do membro proceder de maneira indigna, ou atentar contra o bom nome, interesse ou valores da RAEM.

 

17. Como posso obter o PIN da Escola de Minas e da RAEM?

Os pins da Escola de Minas e da RAEM poderão ser obtidos na Secretaria da Escola de Minas, Campus Morro do Cruzeiro – Bauxita, Ouro Preto – MG. Informações: (031) 3559-1529 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

18. Como posso proceder para receber notícias e informações da Rede Alumni Escola de Minas?

Notícias e informações de interesse dos alumni da RAEM serão disponibilizadas no site da Rede Alumni Escola de Minas (http://em2.ufop.br/RAEM/) e através de e-mails. Adicionalmente, as notícias poderão ser compartilhadas na rede profissional LinkedIn pela University Page “Escola de Minas” ou pela University Page “Universidade Federal de Ouro Preto” ou pelo Grupo “Rede Alumni Escola de Minas”.

 

19. Como posso participar do Encontro Anual da Rede Alumni Escola de Minas?

A participação dos alumni Escola de Minas no Encontro Anual da RAEM se dá mediante convite ao evento.

 

 

 

Fim do conteúdo da página